segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Como lidar com a indisciplina na sala de aula?


Homem com fumaça saindo dos ouvidos

Lidar com alunos indisciplinados é algo que aterroriza qualquer professor, seja os que estão iniciando na carreira até mesmo os que estão há mais de 20 anos lecionando. As situações que ocorrem são as mais diversas, algumas vezes um ou dois alunos são o problema. Mas não é raro que uma sala toda possa ser indisciplinada.

Antes de tudo, o ponto inicial é você não perder o respeito como autoridade na sala de aula. Já vi um caso onde um professor não soube lidar com uma turma e até chorou na sala e saiu. Os alunos ficam com um ar de que "venceram". Tornando difícil o controle por aquele professor dessa turma em questão. Então, antes de pensar em como lidar com a turma, aprenda a lidar com você mesmo (a), tenha calma, não caia na "armadilha" dos alunos rebeldes, não retruque no mesmo nível e tente não se abalar.

Sente-se em casa, medite e tente resolver suas questões internas que possam vir a atrapalhar a forma como lida com sua turma. Após isso, identifique o problema: quem são os alunos problemáticos? De quais turmas? Qual a idade deles? O que leva eles a agirem dessa forma?

O próximo passo é informar a gestão da escola sobre tudo o que está acontecendo, isso é importante, por dois motivos. Primeiro, o gestor ou pedagoga podem te dizer o que fazer para resolver, informar os pais, advertência, suspensão, mudar de turma ou turno e até mesmo expulsão. Segundo, se você mesma for tomar atitudes quanto a situação, deve informar ao gestor, pois o mesmo deve permitir, após isso você terá respaldo para aplicar suas ideias na turma.

Não existe uma formula mágica, um padrão que sirva para todos. Mas existem algumas dicas que podem resolver os problemas com sua turma, ou lhe dar uma luz:


Contendo toda a turma:

  • Deixe claro as suas expectativas, normas, rotinas, recompensas e consequências. Certifique-se de explicar tudo de forma verbal e por escrito em forma de cartaz exibido na sala de aula e ainda colado na agenda ou caderno do aluno. Reforçá-las regularmente. 
  • Certifique-se de ter em mãos a lista de todas as sanções e/ou consequências permitidas de serem aplicadas, conforme o Regimento Escolar, e seja absolutamente consistente na aplicação das mesmas. Não transfira para a escola, ou para a Coordenadora a responsabilidade de realizar a gestão da SUA sala de aula para você. 
  • Garanta que os alunos saibam que você ” sempre cumpre o que diz e que só diz algo quando tem a certeza de que cumprirá “.
  • Não adotar abordagem reativa para a indisciplina; para garantir isso você deve incluir estratégias de gestão da indisciplina no seu planejamento de aula para não ser pega de surpresa e perder a cabeça na frente dos alunos.
  • Elabore o sociograma da sala e troque os alunos de lugar. Observe por algum tempo, e se esta estratégia não funcionar de imediato, faça ajustes no sociograma. Caso os alunos remanejados de lugar sintam-se inconformados ou injustiçados com o fato, deixe claro que, enquanto professor você tem de assegurar o melhor para cada aluno e isso envolve decidir onde cada um deve sentar. 


Se você ainda estiver passando por dificuldades, vou deixar o link de dois ótimos sites, lembrando que essas dicas podem dar muito certo ou mesmo não ter o efeito desejado, cada caso é um caso, adapte o que você aprendeu, peça dicas a professores mais experientes e o mais importante, não tenha medo de aprender e correr atrás de novas experiências.


# NOVA ESCOLA 

# GESTÃO ESCOLAR


Nenhum comentário:

Postar um comentário