quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Ainda lembra da TV Escola?

TV escola enem vestibular aulas site
Quem ai não lembra de ir pra sala de video da escola, a professora escolhia uma fita cassete e colocava na TV para assistirmos uma aula dos mais variados temas?

Para quem nasceu na década de 80 e 90, essas aulas eram de alta tecnologia. Algo que nós fazia fugir do convencional das aulas do dia a dia. O jeito com que um tema era explicado era bem diferente, com atores ao invés de professores (em sua maioria ao menos), com dinâmicas e momentos do cotidiano, trazendo a temática para mais perto dos discentes.

A TV Escola ao longo dos anos sofreu muitas mudanças, passou um tempo sumida, o que não foi difícil de perceber, muitas escolas não possuem mais as salas da TV Escola. O que pode não ser considerado uma grande perda, pois os estudante hoje, tanto de escolas particulares como de escolas públicas, tem fácil acesso a internet, onde podem buscar conhecimentos literalmente de qualquer assunto.

A TV Escola, hoje, passou por uma grande mudança e está incrível, seu acervo é invejável e de grande qualidade. Todos podem ter acesso a ela através, da TV digital em algumas cidades, por Parabólica em todo Brasil, TV por assinatura, seja cabo ou satélite (canais pagos), além da internet, onde o usuário pode usufruir de seu acervo em sua totalidade.

Mas qual sua origem?

TV Escola é um canal de televisão brasileiro fundado no dia 4 de março de 1996. Pertence à Roquette Pinto Comunicação Educativa, que por sua vez é mantida pelo Ministério da Educação, e é transmitido em algumas localidades do Brasil pelas TVs abertas, e em todo o país pelas antenas parabólicas digitais e TVs por assinatura. O canal é de cunho público e educativo, e serve para promover a capacitação e a atualização permanente dos professores do Brasil.
A emissora foi criada em setembro de 1995, indo ao ar oficialmente no dia 4 de março de 1996. Em dezembro de 2003, realizou uma das primeiras transmissões de TV digital por IP, através de um projeto experimental denominado TV Escola Digital Interativa (TVEDI). O canal está garantido por lei em todas as operadoras de TV por assinatura.
A TV Escola exibe 24 horas diárias de séries e programas educativos, além de produzir programas voltados para os professores, como o Sala de Professor e o Salto para o Futuro, e outros programas voltados aos alunos, como o Hora do Enem.Os programas produzidos são distribuídos gratuitamente pela internet, podendo o usuário assistir online ou baixar os conteúdos.
Fonte: Wikipédia 

Mas o conteúdo da TV escola é voltado apenas para estudantes? Será que não existem emissoras melhoras ou sites de mais qualidade? Vejam o que diz Ricardo Feltrin, famoso colunista do site UOL:

Sobre a programação é preciso dizer: é o melhor canal público brasileiro. Tem uma grade incrivelmente simples e criativa. Nem mesmo o Futura, do Grupo Globo, se aproxima da qualidade e variedade da emissora do Ministério da Educação.
A TV Escola não reinventou a roda, apenas tem bom gosto: seriados, desenhos, séries educacionais, exibe documentários nacionais e internacionais, programas de entrevistas, talk show com convidados, e tudo é digno dos telespectador.
Vale dizer: não se trata de uma TV só para alunos e professores. É feita para qualquer cidadão inteligente e ou interessado em conhecimento.
 Veja a matéria na integra clicando aqui.

É importante dizer que este é um canal de grande importância para docentes e vestibulandos, pois é uma maneira de se fugir da rotina das aulas e trazer uma dinâmica mais clara sobre assuntos de difícil compreensão. 

Para quem vai prestar vestibular e não tem dinheiro para pagar aulas particulares para reforçar e ajudar a melhorar sua nota, a TV Escola tem o Hora do ENEM - , são diversas video aulas separadas por disciplinas, com tudo o que vai cair no ENEM. As aulas tem uma qualidade imensa e vão auxiliar de forma positiva os estudantes, reforçando e tirando dúvidas sobre os conteúdos.

É possível estudar pela TV, internet e apps android e IOS. Para saber mais sobre o Hora do ENEM, clique na imagem abaixo:
Hora do Enem

Para saber mais sobre a TV Escola podem acessar o site https://tvescola.org.br/tve/sobre
Para ter acesso aos milhares de videos aulas, cursos, documentários entre outros, acesse: https://tvescola.org.br/tve/home





Nenhum comentário:

Postar um comentário